Sicoob Coopvale

Nossa História

O SICOOB Coopvale foi fundado em 20 de novembro de 1968 com o apoio da antiga Companhia Vale do Rio Doce, hoje Vale S.A. É uma Cooperativa de Crédito mútuo sem fins lucrativos, mantida pelos empregados, aposentados e pensionistas das empresas ligadas a Vale S.A, tendo como objetivo oferecer a seus associados produtos e serviços financeiros em condições mais vantajosas do que o sistema bancário tradicional.

Com a privatização da mineradora em 1997, a empresa parou de subsidiar algumas despesas . Apesar da preocupação com o novo momento, um bom negócio logo se concretizou: a compra do 35º andar da antiga companhia mineradora para abrigar a Cooperativa. Foi feita uma reforma e os primeiros 15 empregados se mudaram para a sede própria. O Sicoob Coopvale tinha, então, 3 mil associados.

Todos os veteranos concordam que foi a partir deste momento que a Coopvale começou a crescer. Se antes era muito procurada sobretudo por associados interessados na obtenção de crédito mais barato, geralmente para saldar dívidas ou adquirir material escolar para os filhos, o trabalho foi intensificado para mostrar a seus clientes e também donos que na entidade podiam encontrar tudo o que um banco comercial oferece.

Isso significava uma carteira completa com investimentos, previdência, seguros, consórcios, poupança e tudo isso contando não só com a vigilância do Banco Central mas, também, com a segurança do FGCoop, o Fundo Garantidor das Cooperativas, que tem as mesmas vantagens do Fundo Garantidor dos Bancos. A governança cooperativa foi implantada em 2015.

Antes disso, em 2011, o SICOOB Coopvale foi uma das cooperativas que participaram desde o início da refundação da Central das Cooperativas, Sicoob Central Rio, ocasião em que a marca SICOOB foi incorporada definitivamente.

O SICOOB Coopvale possui hoje algo em torno de 5 mil associados, inclusive pessoas jurídicas, e os principais atrativos são o crédito rápido e fácil, a participação nos resultados financeiros, os menores custos operacionais, o atendimento personalizado, o melhor retorno das aplicações e a transparência expressa em decisões deliberadas por todos os representantes dos associados durante as assembleias gerais.

As vitórias obtidas pela Cooperativa, que completará 50 anos de fundação em 2018, devem-se não apenas à boa receptividade que o Sicoob Coopvale encontrou na grande empresa onde surgiu, mas também ao trabalho desenvolvido por seus dirigentes, empregados e associados que compreenderam a importância de adoção de controles mais rígidos para melhorar a gestão dos custos e aumentar a eficiência e ao combate para minimizar a inadimplência mesmo num cenário desafiador, entre outros fatores.

Por tudo isso, o SICOOB Coopvale está de portas abertas para que mais pessoas em condições de se associar – e interessada em obter produtos e serviços com melhores retornos e sem as taxas elevadas do sistema financeiro tradicional – nos procurem para fazer parte da Cooperativa.


Raphael Lima Eterno aluno e pesquisador das melhores práticas para web. Apaixonado por PHP e CSS Web Developer Rapha Lima
Rapha Lima Desenvolvendo soluções web para criar experiências únicas +55 21 981087922 E-mail

Rio de Janeiro Brasil